top of page

O que é, afinal, o pânico?

  • Foto do escritor: Cleunice Paez
    Cleunice Paez
  • 12 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

Toda a ansiedade em um único momento. As sensações físicas se tornam bem mais intensas, com sentimentos de perder o controle da situação ou medo de enlouquecer.


O coração acelera, as mãos ficam geladas, há tontura, pensamentos de intensa solidão, entre outros sintomas particulares que cada pessoa pode ter de forma mais intensa.


A genética também conta muito, aumentando a probabilidade dos filhos serem ansiosos. Não é uma regra, mas uma tendência.


Em ataques de pânico, as sensações de que algo muito ruim está para acontecer ou uma catástrofe são pensamentos interpretados por sugestões da mente. Muitas pessoas ligam essas sensações a pressentimentos fortes, mas normalmente são situações que não ocorrem de fato.


Todo ataque de pânico é desencadeado por algum gatilho ou fator estressor, como separação, situação nova, conflitos e medos. Segue um exercício que considero bem funcional a respeito: não foque em seus sintomas físicos durante o pânico, nem tente controlá-los. Isso tende a exigir um esforço maior e fazer você olhar a situação com uma lente de aumento, agravando o sintoma físico.


Toda vez que sentir suas mãos adormecerem, palpitações no coração, suor frio, despersonalização, entre outros sintomas típicos, você deve tentar se "distrair". Faça uma contagem numérica de soma, de tabuada, de números primos. Uma contagem normal (1, 2, 3) não desafia sua mente. Cante uma música ou faça algo que a distraia, tentando fazer sua mente funcionar de forma diferente.


Imaginar um lugar seguro e se visualizar lá faz com que sua mente não dê tanta importância aos sintomas físicos. Não se preocupe, tudo irá passar, só não pode entrar em desespero. Mantenha a calma e faça esses exercícios. Encontre um que distraia sua mente. Faz sentido? Tudo que damos muita importância tem a probabilidade de se tornar maior. Aprenda a mostrar ao pânico que ele não irá mais controlar a sua vida, porque toda vez você focará na distração. Certo? Não é um processo fácil, mas combater e entender esses medos, é um dos pontos mais importantes.



 
 
 

Comments


©2024 - Psicóloga Cleunice Paez

bottom of page